Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




domingo, 29 de novembro de 2009

Associação do Centro Cultural e Desportivo de Souselo

No dia 22 de Outubro de 1982, na freguesia de Souselo, pertencente ao concelho de Cinfães, foi criada a Associação do Centro Cultural Desportivo de Souselo. Desde que foi fundada, fez uma aposta muito forte no futebol distrital de Viseu, aposta essa quiçá forte demais para um clube tão pequeno, e que em poucos anos pôs este clube na IIIª Divisão Nacional. Senão vejamos, foi campeão da 1ª Divisão Distrital na época 1993/94 o que fez com que participasse na época de 1994/95 na 3ª Divisão Nacional - Série B (seria a primeira e única vez). Nessa mesma época faria igualmente a sua aparição na Taça de Portugal, ao disputar a 1ª eliminatória (derrota por 0-1, em Souselo, contra o Bragança). Voltou às competições nacionais duas épocas depois (1996/97), ao disputar a 1ª eliminatória da Taça de Portugal contra o Estarreja (empate por 1-1, em Souselo, e posterior derrota por 0-1, em Estarreja). Mas, talvez pagando esta rápida ascensão, também a queda foi rápida e, poucos anos depois, mais propriamente na época 2005/06, veria a extinção da sua equipa sénior. O seu recinto desportivo é o Parque de Jogos Artur Rodrigues Fontes. As suas cores eram o azul e o vermelho, cores que ainda continuaram durante mais alguns anos nos escalões de formação.

1 comentário:

Anónimo disse...

criem novamente esta equipa vamos começa-la do zero ter estabilidade e dps pensar em subir