Como a grande maioria dos seus associados era adepta dos "Belenenses", um clube que por essa altura começava a crescer e a ocupar um lugar de destaque no desporto nacional, surgiu a ideia de transformar o Estrêla numa filial do clube de Belém. O grande impulsionador dessa ideia foi o saudoso Sr. Jaime Vinagre, ideia essa concretizada no dia 05/11/1924, dia em que chegou ao clube uma nota vinda da secretaria dos "Belenenses", segundo a qual passava a existir em Elvas a 1ª filial do clube de Belém. À luz dessa decisão foi igualmente decidido que o clube mudaria de nome, passando a chamar-se Club de Foot-Ball «Os Elvenses».
Como registo histórico deixo-vos aqui a constituição da 1ª direcção deste clube: Jaime Vinagre, Carlos Afonso e Pedro Azevedo.
Quanto à sua equipa de futebol, fica aqui igualmente o registo dos primeiros membros a equiparem de azul (e calções brancos, evidentemente): A. Massano, Azevedo e Carvalho; Victor Hugo, Trabuco e Lapa; Vinagre, Afonso, Varela, Almeida e Mendes.
Já o 1º jogo disputado foi contra o "Sporting" local, o Sporting Club Elvense, tendo os "leões de Elvas", mais habituados já a estas andanças, levado a melhor por 6 golos sem resposta.
No seu palmarés detém já 4 títulos de campeão da 1ª Divisão Distrital da A.F. Portalegre, mais concretamente nas épocas de 1978/1979, 1984/85, 1992/93 e 1995/96.
Anos antes, mais precisamente em 1945, havia iniciado já a sua participação no futebol nacional (2ª divisão).
O futebol sénior foi suspenso em 2005/06, por carências financeiras. No entanto, ainda se encontra em actividade no futebol de formação. Tem por terreno de jogo o Estádio Municipal António Semedo «O Tigre Alentejano».
Sem comentários:
Enviar um comentário