Uma visita ao distrito, com a ajuda do jornal Notícias de Gouveia
Sendo o último dos 22 distritos a ter futebol organizado, o que só sucedeu em 1946, nem por isso deixou de cedo se verificar a febre do futebol um pouco por todo o lado. Contudo, os centros urbanos mais dinâmicos foram Gouveia, sobretudo, e a capital do distrito com várias tentativas de implantação.
Em Fevereiro de 1931 o jornal fala de um jogo em Gouveia, entre o Sporting local e o Académico FC da Guarda. Este jogo realizou-se no campo do Seixal, e em Maio desse ano foi retribuído, com a deslocação à Guarda do Sporting de Gouveia. O jogo teve lugar no campo do Quartel, e conta o jornal que este era muito exíguo, mas era o único na cidade, que também não contava com clubes organizados. Este Académico era clube de circunstância, criado pelos estudantes do liceu local.
Em 1933 o clube fala de um jogo do CF Os Gouveenses com o Grupo Desportivo dos Empregados do Comércio da Guarda, no que se presume fosse o seu campo de jogos, designado por José Manuel Soares, o que o jornalista lamenta, dada a má qualidade do campo. Posteriormente, em 1934 surge alusão a um jogo no campo do Seixal, entre o Futebol Clube da Guarda e o Futebol Clube do Porto e Gouveia.
1936 traz-nos referência ao Desportivo Camões, ao Grupo Desportivo Os Serranos, de Sampaio, e ao Sporting Clube Estrela, de Manteigas. Também aqui se cita a União Académica Gouveense, que no jornal de 27 de Setembro anuncia que passou a chamar-se Futebol Clube de Gouveia.
Mas já em 1929 (8 de Fevereiro), o jornal desportivo Sporting anunciava a organização de um campeonato concelhio em Gouveia, de iniciativa do Sporting, e a que concorrem o União de Arcozelo, o Sporting de Sampaio, e o Operário de Gouveia. Mas já em 1928, este clube disputava o campeonato da Beira Alta, jogando em Mangualde com as equipas da cidade de Viseu, o apuramento do representante da província no campeonato de Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário