Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sexta-feira, 16 de maio de 2008

Académico Futebol Clube

Colectividade criada em 1911, teve grande preponderância no futebol do Porto, cidade onde foi criada, na freguesia do Bonfim (Costa Cabral). O seu recinto desportivo, o estádio do Lima, foi palco privilegiado de jogos internacionais, e na década de 60 foi urbanizado (parcialmente) pelo seu proprietário (Santa Casa), o que conduziu à extinção da secção, que já então tinha pouca expressão, e se movimentava pelo futebol distrital. A nível nacional, no campeonato principal, a última presença foi em 1941/42. O clube identificava-se pelas cores branco e preto. Presentemente ainda tem activa participação desportiva, por diversas modalidades, como o básquete, andebol e hóquei em patins.

Sem comentários: