Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sexta-feira, 16 de maio de 2008

Luso Sporting Clube

É em Beja que encontramos esta equipa, fundada em 1916. A sua origem provém duma cisão num clube popular da época, o Águia Foot Ball Club, que se extinguirá em 1918. Entretanto, esta nova equipa, que tem por base as 3ªs categorias daquele, forma o Onze Foot Ball Club, que rapidamente adopta esta designação de Luso Sport. Torna-se clube eclético, e activo participante no futebol nacional (Ligas I e II, e Campeonato de Portugal). Vermelho e preto são as suas cores. Em 1931 inaugura o seu campo de jogos, Condessa de Avillez (homenagem a quem doara o terreno), que entretanto é expropriado em 1945. O clube passa a jogar no campo do Liceu, e, em 1947, juntamente com o União Sporting Clube (clube de 1923), e o Pax Júlia Atlético Clube, fundem-se num só clube: o Clube Desportivo de Beja.

Sem comentários: