Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 10 de maio de 2008

A primeira competição

Avaliado o “mercado”, cedo chegou a perspectiva de organizar competições, atreitas a regras, e de regular disputa.
Começam a surgir associações, ditas distritais, mas que se limitam a criar campeonatos locais. Usualmente na cidade onde se implantam.

A perspectiva incipiente de organizar minimamente o futebol em Portugal, levou à criação em 1905 da Liga de Foot Ball Association, marcadamente local (Lisboa), e de vida efémera.
A perseverança de alguns, num desporto cada vez mais popular, leva em 1908, ao aparecimento da Liga Portuguesa de Futebol. Mas uma vez mais, uma entidade totalmente local, e dirigida aos clubes da terra.


Entretanto, a segunda década do século passado vê surgir a associação de Lisboa (1910), depois Portalegre (1911), e finalmente a do Porto em 1912. Ficam assim criadas as condições para a criação de um organismo com pretensões a nacional. Surge a União Portuguesa de Futebol,
que haverá de criar a 1ª competição nacional. Em 1926 mudará de nome, e torna-se na actual Federação Portuguesa de Futebol.

Sem comentários: