Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 17 de maio de 2008

Unidos ao Futebol Clube Barreirense

Foi o Barreiro alforge de muitos futebolistas de qualidade, que se formaram nos seus populares clubes, ou não fosse a zona uma cintura industrial de peso, então viveiro privilegiado destes artistas. Fundado em 1921, teve papel importante no futebol popular, e depois, federado, no futebol do distrito. Provavelmente o seu recinto de jogo era, como de muitas outras equipas da época, o campo do Rossio, criado em 1912 pelo FC Barreirense. O seu emblema sugere que o preto e o branco seriam as suas cores.

2 comentários:

Anónimo disse...

Este emblema não é do clube aqui citado. É do União Futebol Barreirense que era filial do União Futebol de Lisboa. Vê-se perfeitamente a semelhança entre ambos e apenas há uma letra que muda. Inventar não vale...

victor sousa disse...

Aqui não se inventa nada. Podem cometer-se erros.
Este emblema foi-me facultado por um coleccionador com muitos anos de militância. É possível que tenha havido lapso. Dele ou meu.
É situação a rectificar