Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sexta-feira, 16 de maio de 2008

Viana Taurino Clube

Ainda hoje está activa esta colectividade de Viana do Castelo (Santa Maria Maior). Fundada em 1910, foi das primeiras a inscrever-se na associação de futebol, quando esta foi criada em 1923. Participou fugazmente no seu futebol, usualmente pelas segundas categorias. Provavelmente o recinto de jogo seria o campo do Velódromo do Castelo, pertencente ao Exército. Cedo deixou o futebol, que se "extinguiu" no distrito em 1943, com a inactividade da associação de futebol, que apenas ressurge em 1971. A colectividade ainda fez uma nova tentativa no futebol, onde se detecta nos distritais de 1979, mas volta a abandonar estas lides. Hoje tem grande preponderância no bilhar, onde participa desportivamente. Vermelho e amarelo são as suas cores.

Sem comentários: