Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 12 de junho de 2008

Clube Desportivo da Palhavã

Aparece no futebol de Lisboa nos anos de 1927/28. É resultado duma reorganização do Império Lisboa Clube, fundado em 1917, por fusão do Lisboa Futebol Clube e do Sport Clube Império, clube de 1907 e fundador da Associação distrital. Rapidamente desaparece das competições, pelo que a sua existência terá sido curta.

2 comentários:

ana ferreira disse...

Boa noite, perdoe-me a intromissão, mas o Lisboa Futebol Clube continua a funcionar com sede no nº2 da avenida de Ceuta e embora já não tenha futebol, continua a dar cartas no boxe.

victor sousa disse...

Não tem nada que se desculpar. Todas as intervenções, visando o aclaramento da história destas colectividades é sempre benvinda.
Mas quero dizer-lhe que este Lisboa FC aqui referido, surgido em 1908, deu origem ao Império em 1917.
Aquele a que se refere, e que tem o mesmo nome, foi criado em 1934, e tem o código FPF 830.
Ainda surge em 1939 um FC de Lisboa.
Estes são os dados que colhi, sempre susceptíveis de rectificação.
(relativamente ao segundo clube, existe uma reportagem sobre ele no Mundo Desportivo de 9 de Julho de 1975, página 2).