Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




domingo, 22 de junho de 2008

Sporting Clube de Fafe

Clube surgido em 1931, na então vila de Fafe. Como já havia outro clube, os domingos seriam desportivamente mais preenchidos. Mas em 1958 cansaram-se de tanta rivalidade, juntaram os pertences, e surgiu a AD de Fafe. Enquanto existiu, participou com frequência em provas nacionais, fazendo os seus jogos no campo de S. Jorge. Equipava de verde e branco. Como o Sporting de Lisboa.

5 comentários:

F.ALVES disse...

VERDE E BRANCO ERA O F.C.DE FAFE QUE ERA FILIAL DO PORTO,O S.C.DE FAFE ERA AZUL E VERMELHO E ERA A FILIAL DO S.C.DE PORTUGAL NUMERO4.

victor sousa disse...

é capaz de estar certa a observação. Pleo menos a fazer fé nos emblemas respectivos.

victor sousa disse...

Para já o campo de S. Jorge era do FC de Fafe.
Foi inaugurado em 29 de Novembro de 1925, e está escrito no jornal de Fafe "A Troça" de 13 Dezembro 1925.
Das cores e emblemas, a pesquisa a fazer-se dirá

Hiawatha Macleod disse...

Sporting de Fafe não pode ser fundado em 1931 visto que participou no CP em 1928

victor sousa disse...

em 1927/28 há um Fafe, mas era o Futebol Clube. O Sporting surge mais tarde,mas nada que os jornais de então o não possam esclarecer.
Consulte o Desforço ou o Notícias de Fafe, que o devem esclarecer.