Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 30 de julho de 2008

Ateneu Desportivo de Reguengos

É estranha a vida desta colectividade, que presumivelmente não existiu. A sua citação resultará de um erro de identificação, a fazer fé nos relatos de jornais da época (Sul Desportivo, de 1946, publicado em Beja).
Nesta altura, promove-se a tentativa de fusão entre o Lusitânia Sporting Clube, que tinha sido campeão distrital em 1936/37 e 1937/38, e o Atlético Sport Clube, fundado em 1929. O nome do clube a criar seria União Sport Clube. Mas no imediato, e para haver participação no campeonato nacional da segunda divisão (1946/47), adopta-se, por razões legais, o nome do Atlético Sport Clube, que nos seus estatutos proibia o futebol e o boxe no clube. Haverá uma segunda participação no futebol nacional na época seguinte (3ª divisão), e do Ateneu nunca mais se ouve falar. Entretanto, o Atlético Sport Clube filia-se em 1966, e até hoje nunca deixou de estar no futebol oficial.

Sem comentários: