Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 30 de julho de 2008

Águia Sport Clube Vilafranquense


Esta colectividade surge em 1924, em Vila Franca de Xira. Participou em provas nacionais, jogando então no campo do Hospital Civil. Em 1957, numa tentativa de criar uma equipa mais forte, que representasse condignamente o concelho, junta-se ao Grupo de Futebol Operário Vilafranquense, Ginásio Vilafranquense, e Hóquei Clube de Vila Franca, e formam a União Desportiva Vilafranquense.

3 comentários:

Vinhos e Queijos de Portugal disse...

Que pena tenho de não ter tido a oportunidade de os ver a jogar . Contaram me que foi uma das melhores equipas da região de Lisboa. Maravilhoso extremo esquerdo , avancados, era uma equipa completa, meio pra frente,cuidado com eles! A melhor equipa de todos os tempos !!! Com verdadeiro Amor á camisola!!! Grande abraço aos que ainda cá se encontram aos restantes que descansem em paz.

André Vicente disse...


É verdade , era uma grande equipa ! Eu recordo esses jogos com saudade . entre o Alhandra e o Aguia . Tenho 80 anos e s ou natural de Alhandra e vivo em Toronto no Canadá e durante os 14 anos que joguei no Alhandra defrontei várias vezes essa grande equipa .
BONS TEMPOS !
André Vicente

Carlos Manuel S. Barquinha disse...

Num momento de saudades estive vendo a página no Wikipedia sobre o UDV e me lembrei da fusão, pois. embora criança (10 anos), recordava as vezes que fui ver os jogos no campo do Águia, pois, nasci e morava na rua Dr. Miguel Bombarda (Rua Direita), perto da Misericórdia.
Lendo a história da fusão reparei que seu grande incentivador foi o Sr. Filberto Barquinha.
Ora eu tive um tio (irmão de meu pai), que faleceu faz pouco tempo. Só que achei estranho, pois este tio não deveria ter idade para ter sido Vice-Presidente do UDV na sua fusão.
Considerando este facto gostaria de saber deste blog se têm a data de nascimento assim como o nome dos pais do sr. Filberto Barquinha.

Atenciosamente

Carlos Manuel Soares Barquinha