Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 26 de agosto de 2008

Bragança e o seu futebol

O I Campeonato de futebol no distrito de Bragança

No JN (Jornal de Notícias) de 27 de Fevereiro de 1931, anuncia-se o primeiro jogo do campeonato, a jogar-se na cidade de Bragança, no campo de Santo António (?), entre o Sport Lisboa e Bragança e o Sport Clube Mirandela.
Seria no dia 1 de Março, domingo.

No dia 6 de Março, na página 5 do mesmo jornal, faz-se o relato do jogo, ganho pelo Mirandela por 6-1. Estes deslocaram-se em comboio especial, com cerca de 300 pessoas, tendo o jogo sido muito correcto.

Mas a 7 de Março, no mesmo JN e na página 5, o correspondente (OSNOFA) faz considerações sobre a debilidade ocasional do Bragança, e diz que as circunstâncias favoreceram o Mirandela. De outro modo, o resultado seria diferente.

Entretanto, em 11 de Março, o JN publica na sua página 5 a foto da equipa de Mirandela.
No dia 15 de Março, na página 6 do JN, dá-se conta do protesto do jogo pelo Bragança, com base na utilização irregular de alguns “players” do Mirandela, e a AFB tinha aceite o protesto e mandado repetir o jogo.

O trimestre seguinte nada nos traz que esclareça a situação. Pelo menos no JN, mas deixa pistas, pois, na página 7, da edição de 14 de Junho de 1931, dá-nos conta da tomada de posse da nova direcção da AF, agora presidida por Alípio de Abreu (dr), e que logo decide pela repreensão do Sport Clube de Mirandela, por este se intitular campeão distrital, sem nada que o justifique.

Sem comentários: