Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 2 de agosto de 2008

Clube Desportivo de Faro

Dura apenas 2 anos, este clube "político". Pelos anos de 1945 as entidades ditas oficiais entenderam que a cidade ficaria a lucrar se tivesse um clube único, acima das rivalidades doentias que então se verificavam, e sublimadas pela filiação nos clubes da capital. Foi então que a câmara da cidade, apoiada por uma Liga do Amigos de Faro, se abalança à constituição de um novo clube. Numa prévia reunião pública, com a presença do director geral dos desportos, este, no seu discurso, exorta os farenses, recomendando que a criação do novo clube devia levar à extinção dos demais. Criado o clube, com a oposição declarada do Sport Lisboa e Faro, que fez campanha contra, o Sporting Farense fez uma assembleia geral e aderiu à integração no novo clube. Este não resulta, e em 1948 extingue-se, tendo participado na 2ª divisão nacional (1946/47), no primeiro campeonato nacional da 3ª divisão (1947/48), e na Taça de Portugal dessa época. Aqui com resultados desastrosos (13 -0 com o Elvas). Em 1948 extingue-se, sem honra nem glória. Enquanto activo fazia os seus jogos no Santo Estádio.

Sem comentários: