Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




domingo, 17 de agosto de 2008

Lisboa Futebol Clube

Esta colectividade, também conhecida pelos Unidos, surge em 1939, equipando de preto e branco. Em 1943 acaba com o futebol, pois o seu campo, Lumiar A, foi alugado a outro clube (Sporting), que ofereceu mais ao senhorio. Enquanto jogou, chegou aos nacionais da 1ª divisão em 40/41, 41/42 (com outra equipa na 2ª divisão) e 42/43.

Este Lisboa FC não é o Unidos que se refere acima. Esse, foi a designação circunstancial da CUF, no período citado, e algumas imprecisões nos jornais consultados levaram a este post, que será oportunamente substituído, depois do aclaramento da situação que fizemos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu sou brasileiro tenho 19 anos, e kero tentar seguir uma carreira no futebol portugues, mas preciso de uma oportunidade, e em 2009 estou indo para Lisboa. Gostaria de uma oportunidade para chegar em Lisboa e fazer umas avaliações....

Atlético CP Total disse...

Onde diz "chegou aos nacionais da 1ª divisão" não quereria dizer "cheou aos regionais da 1ª divisão"?

Anónimo disse...

Este Lisboa FC é aquele a que se refere a D. Ana Ferreira que diz estar sediado na Av. Ceuta. Tem actividade em boxe. Está resolvido o mistério que levou o criador deste blogue a passar tanto tempo nas bibliotecas! Este emblema é desse clube que ainda existe.