Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




domingo, 17 de agosto de 2008

Sport Lisboa e Covilhã

Colectividade criada na Covilhã, centro fabril de grande importância nos anos 20. Chega ao futebol nacional em 1942/43, 43/44 e44/45, jogando a 2ª divisão. Em 1946 junta-se ao Clube de Futebol Os Covilhanenses, e juntos fazem o Grupo Desportivo Covilhanense. Fazia do vermelho e do branco as suas cores de referência, e o seu recinto de jogo era o campo do Cimo do Hospital (mais tarde chamado de Santos Pinto).

2 comentários:

nelson disse...

Em 1944/45, não consegui encontrar nenhuma série da 2ª Divisão que tivesse nem o SL Covilhã, nem o Sporting da Covilhã, nem nenhum clube de Castelo Branco. Terei visto mal?

victor sousa disse...

Viu mal. Vai ter de procurar outra vez. Mas sempre lhe digo que o nacional da 2ª divisão começou em 17 de Dezembro, e o sorteio feito a 11 desse mês, contou com 4 equipas de Castelo Branco!
SL e Covilhã
Covilhanenses
SL e Castelo Branco
Albicastrenses.

Ficaram na 13 ª série do Grupo D.