Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Aveiro e as suas duas Associações de Futebol

Aqui o futebol chegou cedo (em 1924), dado o empenho duma figura de prestígio e muito dedicada aos desportos: Mário Duarte. Mas, em finais dos anos vinte, a cidade divorciou-se um pouco do futebol, e alguns clubes do norte do distrito levam a sede para Ovar. Só de lá sairia em 1942, mas, entretanto, em 1935, assiste-se à criação duma Associação de Futebol de Aveiro, duplicando-as. Noticiava-se assim o acontecimento, no JN de 11 de Janeiro de 1935 (pg. 8).

“Associação de Futebol de Aveiro

A maioria dos clubes desportivos do distrito de Aveiro, que têm os estatutos devidamente legalizados, e portanto se acham na posse dos seus legítimos direitos administrativos, acaba de fundar a AFA, com sede nesta cidade, terminando assim a sua existência a ilegalíssima agremiação que, com o mesmo nome, existia em Ovar, e com o funcionamento da qual todos aqueles clubes se achavam prejudicados pela forma atrabiliária e parcial que manifestava nas suas decisões. Perante o despacho de Sua Ex.ª o Governador Civil de Aveiro, sancionando com o respectivo alvará a fundação da Associação de Futebol de Aveiro, foi nomeada a seguinte direcção provisória:

Presidente: Clube dos Galitos; secretário: Associação Desportiva Sanjoanense; tesoureiro: Sport Clube Beira Mar; vogal: Sport Clube Arrifanense.

Na primeira reunião efectuada pela direcção, que levou em conta as vitórias alcançadas em campo pelos clubes inscritos na nova associação, e cuja vida está legalizada devidamente, foi deliberada apresentar à FPF, para disputarem os campeonatos das Ligas, os seguintes clubes:
- Associação Desportiva Sanjoanense
- Clube dos Galitos
- Sport Clube Beira Mar

A notícia da fundação da Associação foi recebida com o maior regozijo e entusiasmo, não só por todos os desportistas aveirenses, como por muitas terras do distrito, pois todos esperam que a actuação da nova direcção venha terminar com o mal estar em que muitos clubes se encontravam perante a defunta agremiação, seguindo uma norma de equidade e justiça, dignificante do desporto no distrito de Aveiro.”

Na sequência destas disputas, a Sanjoanense seria excluída do futebol por um ano, e o seu campo de Além Rio interdito a quaisquer jogos por 6 meses, na sequência de graves distúrbios num jogo com a Ovarense, com agressões ao árbitro, que teve de fugir para os pinhais (!) adjacentes.

Sem comentários: