Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 9 de setembro de 2008

De 1948 a 1968

Reestruturadas anteriormente as competições nacionais, nos seus dois níveis mais importantes (1ª e 2ª divisões), cria-se mais um nível. Chama-se 3ª divisão nacional, e disputa-se em moldes idênticos aos até então seguidos pelas outras divisões. Os campeonatos distritais são a fonte de recrutamento daquela competição, que se disputa depois de terminados estes distritais, que definem aqueles que participam naquela competição. Com pequenas nuances, assim será até 1968.

Muitos foram aqueles que participaram, mas hoje alguns deles já não estão no futebol. Vamos tentar deixar aqui o registo da sua existência.

Sem comentários: