Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Entre 1968 e 1990

A época 1968/69 foi a primeira em que as 3 divisões nacionais então existentes, tiveram um início quase simultâneo, e o seu recrutamento se fazia de forma muito residual a partir dos campeonatos distritais, para o patamar de entrada (3ª divisão), para as provas nacionais. Até 1990 nada de substantivo se altera. Entretanto, daqueles clubes activos neste período, e que hoje (2008) se encontram afastados do futebol, vamos aqui tentar dar conta.

1 comentário:

Menthor disse...

Atenção que segundo os meus dados na época 68-69 a III era ainda constituidos por clubes promovidos da distrital na mesma época.



apartir de 1969-70 havia descidas na III Div