Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sexta-feira, 11 de abril de 2008

Grupo Desportivo da Cuf (Barreiro)

Nasce em 1937, e tem origem no pessoal desta grande empresa (Ciª União Fabril), com instalações um pouco por todo o país. Daí que se faça referência a "Barreiro", local onde se sediava a principal massa de trabalhadores (Lavradio). Mas houve "outra", a de Lisboa, que também chegou ao futebol nacional. Houve ainda outra no Porto, mas que não passou do futebol distrital, embora dotada de boas instalações desportivas na Raza, onde hoje se construiu um grande hotel.
Mas esta CUF, que equipava de verde e branco e jogava inicialmente no campo de Santa Bárbara, (que ficava nas instalações fabris), posteriormente passou para o estádio Alfredo da Silva. Em 1979 reformulou-se e a sua designação passou a ser Grupo Desportivo Quimigal, que volta a alterar em 2000, agora para Grupo Desportivo Fabril do Barreiro, ainda em actividade.
Esta colectividade foi uma presença assídua no futebol nacional, tendo passado muitas vezes pela 1ª divisão (22 presenças) e chegou a competições internacionais (Taça das Cidades com Feira, em 1965 e 1967) e Taça Uefa em 1972.

Sem comentários: