Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 11 de novembro de 2008

Sporting Clube de Gouveia

É numa freguesia urbana de Gouveia que surge esta colectividade desportiva nos longínquos anos 20, e que fazia do verde e do branco as suas cores de afeição. Detecta-se a jogar o campeonato de Viseu, já que na Guarda, seu distrito, não havia provas oficiais de futebol. Na altura usava o campo de Mangualde para os seus jogos, mas depois passa a jogar em casa, no campo do Farvão.
Chega ao futebol nacional por 9 vezes, jogando a 3ª divisão entre 1949 e 1962. Em 1963 toma a decisão de se juntar ao Sport Gouveia e Benfica e ao Clube de Futebol Os Gouveenses, e surge assim o actual Clube Desportivo de Gouveia.

Sem comentários: