Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Futebol na sua essência

Numa manifestação bizarra do futebol no estado puro, realiza-se, em 30 de Abril de 1916, em Faro, um jogo de futebol entre o Boavista Foot Ball Club e um ilustre visitante de Beja, o Águia Foot Ball Club. O jogo foi desequilibrado, e o Boavista ganhou por 9 a 0. Mas o jornalista que faz a crónica do jogo não gostou do mesmo, e deplora que os visitantes tenham apresentado alguns jogadores de chapéu e calças…
Já anteriormente o jornal criticara a postura de alguns jogadores, salientando o ocorrido em 13 de Fevereiro, quando, na crónica do jogo Associação Académica com o Boavista FC, o jornalista diz a certa altura que “no Académico além de um dos defesas, que jogou bem, salientou-se Uva que jogou o desafio de colarinho e em ceroulas”…

Sem comentários: