Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Portugal e o futebol

A União Portuguesa de Foot Ball

O DN de 18 de Janeiro de 1914 publicava uma entrevista com Raul Nunes, secretário da AFL e, simultaneamente, secretário da nova federação de futebol, apresentada como a federação geral das federações parciais do país.
Nos seus anseios e objectivos, dizia aquele director, estava a regulamentação, desenvolvimento e propaganda do futebol, bem como a organização das associações distritais, relações exteriores, campeonatos do país, e jogos internacionais.
Assim, a União seria o traço de ligação entre as associações distritais, e por isso só a ela compete a realização do Campeonato de Portugal, o que só por si chegaria para demonstrar a validade da União.
A primeira realização desta entidade é a organização de um jogo entre as associações de Lisboa e Porto. Este tem lugar em 26 de Abril daquele ano, e salda-se por uma vitória de 7 – 0 para Lisboa.
O resto pode ler-se na página 4 do Diário de Notícias da data acima citada.

Sem comentários: