Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 15 de novembro de 2008

Em Évora, um Lusitano.

O primeiro clube na cidade foi o Sport Vitória Académico.
É criado por estudantes, e resultou do contágio duma equipa de colégio de Lisboa, que, visitando Évora, desafiou os alunos do liceu para um “play”. Mercê disso, aqueles logo se entusiasmam, e criam uma equipa de foot ball.
Tal circunstância, logo leva a que outras equipas surjam, e a que se segue foi o Club de Sport dos Empregados do Comércio, grosso contingente de farta escolha.
Como no futebol de então, as equipas nasciam todos os dias, e um pouco por todo o lado, logo aparece outro. Este chama-se Lusitano (esteve para ser Portugal) Foot Ball Club.
Jogando quando pode, começa a sonhar com a presença em provas regulares, o que acontece pela primeira vez em 1918/19, quando aluga a primeira sede na travessa da Bola. Começava uma história relevante.
Participa então na Taça Chiado, onde tem a companhia do Ateneu ( o detentor do campo Estrela), Juventude, Casa Pia e Álvaro Gaspar (equipa misteriosa de que nada conseguimos saber). Fica em terceiro lugar. Mas o seu palmarés, nestes anos vinte, passa pelos campeonatos locais de 1920/21, e 1922/23. Vence ainda, e em 1ªs, os campeonatos locais de 1926/27, 1927/28, e 1928/29. Ganha ainda o distrital de 1927/28 e 1928/29. Entretanto, e neste período, já era o Lusitano Ginásio Clube, nome que adopta, após reformulação de estatutos, em 1925.

Por outro lado, aqueles adversários dos tempos pioneiros dão lugar a novas equipas. O Vitória Académico juntara-se aos Empregados do Comércio, em 1913, e juntos criaram a União Eborense, que só durou 2 anos. O Casa Pia cedo deixou estas lides. Os anos 30 começam com 3 clubes:
- Lusitano
- Juventude
- Sport Lisboa e Évora, entretanto criado.
Uma nova década, cheia de história e peripécias, se aprontava.

Sem comentários: