Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 27 de dezembro de 2008

AF de Bragança – o nascimento

O jornal quinzenário de Mirandela, “O Imparcial”, diz, em 15 de Abril de 1930, na sua secção “Ao Ar Livre”, que se tornava imprescindível a criação da Associação de Foot Ball de Bragança, e sugeria que a sua sede provisória deveria ficar em Mirandela, porque esta era a única terra do distrito que iria possuir um campo de jogos, a todos os títulos esplêndido.

Tal perspectiva radicava na recente criação de um clube na terra, o Sport Clube de Mirandela, fundado em 10 de Junho de 1929, sucedendo ao anterior Foot Ball Club de Mirandela, entretanto extinto.

Nesta onda de entusiasmo, procurou o clube erguer um campo de jogos, e elegeu um terreno que pertencia ao conde de Arge. Este concorda com a pretensão, e envia uma carta ao presidente do Mirandela, que o jornal transcreve em 1 de Maio de 1930, e onde se fica a saber que o conde diz que concorda com o arrendamento da sua propriedade rústica, chamada de lameiro de S. Sebastião. Impunha uma renda anual de 100 escudos.

A 25 de Maio desse mesmo ano de 1930, o jornal voltava ao assunto da associação, e titulava:

Associação de Foot Ball de Bragança

Com o aparecimento do Imparcial, forte baluarte, de onde temos gritado bem alto...
Caso não sobrevenha qualquer contrariedade, a Associação de Foot Ball de Bragança ficará definitivamente constituída no próximo mês de Junho.

Sem comentários: