Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

AF de S. Miguel, 1926/27

campeonato da 1ª divisão

participam:
Clube União Sportiva
Micaelense Futebol Clube
Operário Sport Clube
Santa Clara Futebol Clube

6 de Março de 1927 era um dia importante para o futebol em S. Miguel.
Nesse domingo jogavam o CUS (Clube União Sportiva) com o Santa Clara. O Foot Ball Club.
O jogo era decisivo, pois ambos tinham 9 pontos. Na primeira volta tinham empatado a 1, e este era o último jogo.
Começado este, o CUS cedo se adianta, e a determinada altura o Santa Clara decide que está a ser prejudicado. O resultado está em 3-0, e o árbitro expulsa um elemento do Santa Clara. Este recusa-se a sair, e diz que só sai na hora do jogo terminar. Os colegas apoiam-no, e o jogo fica interrompido. O público começa a impacientar-se, e começa a exigir:
- ou jogo, ou dinheiro!
Irredutíveis, os do Santa Clara ficam firmes, e o jogo acaba mesmo. A Associação de S. Miguel reúne e, dado que o Santa Clara não cumpriu os regulamentos associativos, expulsa a colectividade, que nunca mais volta ao futebol. Pelo menos com esse nome, já que no campeonato seguinte, Santa Clara eram dois! O Clube Desportivo Santa Clara, e o Santa Clara Sport Clube!

(mais, pode ser lido no Correio dos Açores, diário de Ponta Delgada)

Sem comentários: