Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 10 de janeiro de 2009

A Liga de Futebol da Covilhã

Sendo esta uma cidade profundamente industrializada (chamavam-lhe a Manchester portuguesa), era previsível ter muito associativismo, e neste o futebol teria um papel saliente.
De facto assim era, existindo na cidade diversos clubes, formados um pouco “ad-hoc”, até que um cidadão de relevo, José Santos Pinto, dinamizou o objectivo de construir um campo de jogos, que no início dos anos 30 se concretizou. Passou a designar-se por Campo de Jogos da Covilhã, e mais tarde, já nos fins dos anos 30, era comummente chamado de campo do Cimo do Hospital. Finalmente, e muito depois, passou a ter o nome que ainda hoje ostenta, e que é uma merecida homenagem e lembrança desse pioneiro do futebol na cidade: José Santos Pinto.

Mas dispondo a cidade assim de recinto, e havendo à data diversos clubes, não havia associação de futebol no distrito. Criou-se então uma Liga de Futebol, que passou a organizar competições regulares.
Em Janeiro de 1936 (dia 8), no Campo de Jogos da cidade, a competição tem início, competindo em reservas e honra:

Clube de Futebol Os Covilhanenses
Grupo Desportivo Operário
Sport Lisboa e Tortosendo
Sporting Clube da Covilhã

Na época seguinte, à excepção do Operário, são estes clubes, a que se junta o Sporting do Fundão, os que integram o 1º campeonato de Castelo Branco (zona norte).

A primeira época da Associação, 1935/36, apenas tem como competição a Taça Associação, em que participam o Covilhã e o Benfica de Castelo Branco. A primeira-mão, na Covilhã, tem a vitória do Sporting por 7 a 0, que no segundo jogo, a 7 de Julho, empata a 2.

(fonte: Jornal da Covilhã)

Sem comentários: