Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Reguengos e o seu Lusitânia

(do jornal diário, Notícias de Évora, de 12 de Janeiro de 1937)

Foi fugaz a presença da equipa de Reguengos no futebol da década de trinta. Baptizada de Lusitânia Sporting Clube, chega ao futebol em 1933, para desaparecer nos princípios de 40.

Neste entretanto, ganhou dois campeonatos distritais (36/37 e 37/38). Mercê disso, chegou ao futebol nacional, e jogou a II Liga. Em um desses jogos, defrontou a Juventude de Évora, e o jornal Notícias de Évora enviou um repórter para fazer um comentário ao jogo. Este diz a determinada altura:

“... sofremos a primeira decepção com o campo de jogos do actual campeão, pois julgávamos que estivesse de harmonia com a categoria dos jogadores; tal não sucede, porém, sendo vedado por lona esticada.
Mas isso ainda é o menos, se atendermos a que tem apenas uma ano de existência. O que profundamente nos chocou foi o seguinte:
As casas aproveitadas para vestiário não têm entrada para o campo, pelo que os jogadores, depois de equipados, têm de andar umas dezenas de passos… até sobre uma estrumeira!!!"

Nesta época, o clube reforçara-se com 3 elementos de equipas de Lisboa. Dois vieram do Belenenses (Elias e Armelim), e outro do Benfica (Esperança). Do Lusitano de Évora ingressara outro (Alexandre), pelo que parecia promissor o futuro.

Nota
Mas a época 38/39 foi aziaga. Após 3 jornadas, o clube foi suspenso pela FPF. No ano anterior deixara a II Liga, e foi multado por isso. Não pagou, e a FPF retaliou. Ficou-se por aí o seu futebol, embora posteriormente tenham existido umas movimentações para ressuscitar o futebol, mas sem grandes resultados.

Sem comentários: