Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 3 de março de 2009

O Bronze Chiado

Uma perspectiva do futebol de 1918 em Évora.

Foi assim que uma comissão de clubes designou a taça oferecida pelos armazéns do mesmo nome, existentes em Évora, à data de 1918, quando o dinamismo de alguns antigos atletas, entre os quais se salientava Cabeça Ramos, à altura treinador do Sport União Casa Pia.

Feito o regulamento, ficou decidido que a taça seria atribuída à equipa que obtivesse 3 vitórias. A mesma ficaria na sede do Ateneu, proprietário do campo de jogos o Estrela.

Na edição de 1919, a segunda, inscreveram-se:

- Álvaro Gaspar Futebol Clube
- Ateneu Desportivo Eborense
- Juventude Futebol Clube
- Lusitano Futebol Clube
- Sport União Casa Pia

Os recintos então utilizados, para além do já referido campo Estrela, tinham o “Rocio de S. Braz” como alternativa.

No jornal que aqui citamos, O Sul Desportivo, publicado em Évora, em 2 de Novembro de 1919, consta uma foto do SU Casa Pia, onde se podem ver as camisolas então muito usadas, as “Stromp”.

Sem comentários: