Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sexta-feira, 24 de abril de 2009

Beja em 1939/40 - uma época atribulada

O campeonato da 1ª divisão só tem 3 equipas. Ganha o Luso, o que faz pela 12ª vez, em 13 edições.

Entretanto o campeonato da 2ª divisão sofre grande atraso, pois o campo Condessa D’Avilez está em obras. Finalmente começa em Fevereiro de 40, com 4 equipas. Duas são de Serpa.

Chega-se a Maio, com diversos jogos adiados, e finalmente vai jogar-se o último jogo, entre o CF Serpenses e o Despertar, segundo classificado.

Na classificação, está a 2 pontos do Luso Serpense, que já fez todos os jogos, e tem uma vantagem de 7 golos no “goal-average”. Nos confrontos directos o resultado foi de 2 a zero para cada um deles.

Mas este último jogo não acabaria. Põe-lhe termo o árbitro, a 20 minutos do fim, tal foi o espectáculo “oferecido” pelos Serpenses, que desinteressados do jogo, permitiram-se marcar golos na própria baliza!

Aos 14-0 o árbitro acabou com a vingança dos Serpenses, apostados em tirar o campeonato aos conterrâneos.

3 comentários:

Futebol em Portugal disse...

Quem eram os 3 participantes da primeira divisão?
E os 4 da segunda?
Quer dizer, Despertar, Luso Serpense e Os Serpenses, qual era o quarto?

Cumprimentos,

Carlos Bonaparte

victor sousa disse...

a resposta está no Futebol Total, na época em causa.

Futebol em Portugal disse...

Muito obrigado,

cumprimentos,

Carlos Bonaparte