Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sexta-feira, 17 de abril de 2009

futebol de tostões na Guarda

Nunca a Guarda foi terra de grandes futebóis. A natureza da região será uma das razões para tal, e por isso o dinheiro nunca abundou.

Em 1952, a 12 de Outubro, começava o campeonato distrital, ao qual concorriam apenas 3 equipas.

Não que muitas mais não existissem, mas ficavam-se pelo futebol popular. É o caso dos Serranos, grupo desportivo de S. Paio, e de Os Vilanovenses de Vila Nova de Tázem.

Entretanto começa o distrital com duas equipas de Gouveia, o Sporting e os Gouveenses, participando Manteigas com os Amieiros Verdes, equipa ligada à fábrica de lanifícios.

Jogadas as seis jornadas, fica campeão o Gouveenses, e é assim apurado para a II divisão nacional. Mas desiste de participar. Não tem dinheiro, e a AG assim o decide.
Participará então o Sporting, mas na III nacional. Já tinha sido convidado a jogar na II nacional, mas também não aceitou. As razões foram as mesmas do seu rival da vila.

É assim que o Notícias de Gouveia (16 e 23 NOV 1952) nos conta esta história.

Sem comentários: