Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 30 de julho de 2009

AF Aveiro em 1944/45

Um diferendo

Por razões de circunstância, o campeonato da II divisão de Aveiro, em 1943/44, só na época seguinte teve o jogo decisivo. Anunciava assim o Comércio do Porto, em 3 de Outubro de 1944:

Realiza-se amanhã no campo da EL de Azeméis (Escola Livre), o jogo de apuramento de campeão da época finda, entre o Lusitânia FC, campeão da zona Norte, e o Recreio Desportivo de Águeda, campeão da zona Sul. Reina grande entusiasmo entre os dirigentes e os adeptos do Lusitânia, visto tratar-se do arrancamento de um título.

O mesmo jornal, em 5 de Outubro, titula:

O Lusitânia é campeão da II divisão. E noticia:

Ontem, devia realizar-se um jogo para apuramento do campeão de Aveiro da II divisão. Por falta de comparência do Águeda – um dos contendores – o Lusitânia ficou apurado, devendo hoje, pelas 17 horas e 15 minutos, realizar-se o jogo de passagem à divisão superior, entre o Lusitânia e o Beira Mar. Como se deve calcular, o jogo está a despertar grande entusiasmo.

Ainda no mesmo jornal, pode ler-se em 10 de Outubro de 1944:

Aveiro 9 – Esta tarde, perante numerosa assistência, disputou-se no estádio Mário Duarte o 2º jogo de passagem da AF de Aveiro, entre o SC Beira Mar, último classificado da 1ª divisão, e o Lusitânia FC, de Lourosa, campeão da 2ª divisão, que venceu a equipa aveirense por 3-1.

Com a derrota de hoje, o Beira Mar desceu à 2ª divisão. No primeiro jogo, realizado na última 5ª feira, no campo do Lusitânia, os grupos haviam empatado por 0-0. Arbitrou António Pacheco.

Entretanto, o campeonato distrital da 1ª divisão, ao qual concorrem a Oliveirense, Sanjoanense, Espinho, Ovarense e Lamas, havia começado em 8 de Outubro.

Diz o Comércio do Porto de 12 de Outubro, então:

Com a eliminação do Beira Mar de Aveiro, no segundo jogo de passagem disputado no último domingo, ficou apurado o Lusitânia de Lourosa, campeão da II divisão da AF Aveiro. O início do regional deixou em atraso um jogo – Lamas contra o vencedor do encontro Beira Mar-Lourosa – ficando portanto para ontem o complemento da 1ª jornada, com o Lamas – Lusitânia. Os novos divisionários foram batidos pelo Lamas, por um score bastante expressivo, 4-1.

Entretanto, o Beira Mar terá protestado a competência, tendo ganho a contenda, pelo que os jogos do Lusitânia contra o Lamas e a Sanjoanense foram anulados. Mas a situação arrastou-se muito, e só no início da 2ª volta do campeonato, em 12 de Novembro, o Beira Mar ocupou o lugar da 1ª divisão, tendo o Lusitânia voltado à 2ª.

Sem comentários: