Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sexta-feira, 3 de julho de 2009

Colonialismos

Noticia o jornal faialense O Telégrafo, em edição de 30 de Janeiro de 1979, que cinco clubes do Maputo foram autorizados a adoptar novas designações, depois de lhe terem sido proibidos os antigos nomes, por se ter considerado que “enfermavam de colonialismo ou religiosidade”.
Assim, o ex-Benfica passa a chamar-se Clube de Desportos da Costa do Sol; O ex-Académica é agora o Clube da Polana; O ex-Belenenses passa a Clube da Carreira de Tiro; o antigo Inhambane recebe o nome de Clube Recreativo e Desportivo de Chamanculo, e o velho S. José é agora o Clube Desportivo de Lhanguene.

Sem comentários: