Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Madeira nos anos 60. Um retrato do futebol

Durante muitas épocas, as notícias davam conta de 4 clubes na prova de Honra, a prova raínha, mas estas equipas participavam noutros torneios oficiais, como a Taça da Madeira, Taça de Honra, e o Torneio de Preparação.
Usualmente eram sempre as mesmas.
Mas por trás desta prova, estavam muitas e populares equipas, que militavam na chamada Promoção. Na época de 60/61, eram 9 as participantes.

CLUBE DESPORTIVO 1º MAIO
CLUBE DESPORTIVO BARREIRENSE
CLUBE FUTEBOL ANDORINHA
CLUBE FUTEBOL PÁTRIA
CLUBE FUTEBOL S. JOÃO
FUTEBOL CLUBE BOM SUCESSO
GRUPO FUTEBOL BELENENSES (MACHICO)
LAZARETO FUTEBOL CLUBE
SPORTING CLUBE MACHICO

Neste ano, e já em Junho, o Belenenses e o Pátria discutem quem será campeão. Ganha o Belenenses, sem que o primeiro jogo tenha decidido nada, pois após 120 minutos, o resultado manteve-se nos 2-2. Os jogos de competência seriam com o Sporting da Madeira, que ganhou os 2 jogos por 2-1 e 8 a 0.

Mas havia ainda o futebol chamado rural, que teve mesmo um jogo de competência. O último da Promoção, o Lazareto, fez um jogo com o Sporting Santacruzense, que venceu (6-1), e subiu à Promoção.

Em 1965/66 o Nacional da Madeira proporia a reformulação do futebol regional, sugerindo a criação de uma segunda divisão, que é criada em 67/68. Também a terceira divisão tem lugar.

Mas para que o retrato da década fique completo, convirá dizer que o futebol corporativo também conta com um campeonato. Nesta época são 4 os participantes:

Sindicato Nacional dos Carregadores
Casa do Povo da Camacha
Grupo Cultural de Santa Maria (que seria o campeão),
Grupo Desportivo Geográfico e Cadastral

Sem comentários: