Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 29 de agosto de 2009

Memórias do Futebol Português - uma 2ª fase

Caminhando pelas memórias do futebol português, fomos criando blogues à medida das nossas necessidades de compartimentar as diferentes e diversas recolhas, que fomos fazendo. Foi assim que chegamos ao “Saudade”. Pretendíamos aqui coleccionar todos aqueles que estiveram em provas nacionais, e que hoje, por razões diversas, já não estão neste palco.

Mas entretanto, ao aprofundar as memórias que vamos deixando no “Total”(um blogue com os participantes nos distritais), fomos encontrando outras pessoas com os mesmos entusiasmos e desígnios. Foi assim que encontramos um novo colaborador nos blogues, o Francisco Basílio, que além dos preciosos dados que dispõe, susceptíveis do enriquecimento desta informação que aqui se vai deixando, ainda faz da recuperação gráfica dos símbolos dos diversos clubes, uma das suas actividades.

Por isso que se tenha criado esta nova fase, a que chamamos 2ª, e que mais não é que relembrar todos aqueles que passaram por estes palcos modestos dos distritais, e que hoje se quedam por outras paragens, sejam elas quais forem.

Sem comentários: