Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Bragança - contributo para a sua história no futebol

Porque não se reorganiza o Campeonato Regional de Bragança?

Declarações do último secretário geral da AF do distrito.

Diz este dirigente (único secretário geral, afinal), que tudo terá começado quando em 1928 se criou em Bragança o Sport Lisboa e Bragança. Na sequência disto, tentou este dirigente, e conseguiu, com a ajuda de elemento da AF Porto, Jorge Viterbo, criar a AF distrital, o que foi conseguido em 1930. Tinha a sede instalações na rua Abílio Bessa, e presidia à Instituição o dr Alípio de Abreu.

Fez-se o 1º distrital em que foram finalistas (únicos participantes?), o SL Bragança e o SC Mirandela. Esta final seria anulada por razões administrativas, mas nos 2 seguintes anos, e com os mesmos protagonistas, repetiram-se os campeonatos, com o Mirandela a sair vencedor. Em 1933 foi o fim do sonho, como se deduz da entrevista, quando é dito que o festival desportivo de 1933, foi a última manifestação desportiva na cidade.

(ver A Bola de 21 de Outubro de 1946 –pg 3)

Bragança vai ter um esplêndido campo de futebol

(A Bola de 3 de Janeiro de 1946, pg 3)

Sem comentários: