Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 29 de maio de 2010

Porto - Futebol dos Amadores

O futebol sempre foi o desporto mais requestado, ambicionado, desejado e praticado.

Também é o mais odiado, mas isso são “peannuts”…

No Porto, sempre houve esse futebol popular, dos “descamisados”, que o mesmo é dizer: dos tesos!

Mas estes personagens só não tem dinheiro! Do resto, e é tudo, tem em dobrado. Por isso que sempre tenha havido um intenso movimento pela cidade, quando esta era genuína e cheia de gente simples. Logo nos anos 20 se criou a Liga Invicta, extraordinária “passarelle” das gentes da cidade, e seus empenhamentos. Mas também havia de chegar logo o “Estado Novo”. Ninho privilegiado de bafientos e sacripantas, logo trataram de cortar as pernas a estes ajuntamentos, não fossem eles promover alguma revolução que os apeasse…

Infelizmente isso só ocorreria em 1974, quando este popular movimento ressurge em força, e dá origem ao “boom” associativo que então se observou.

Neste interim, um pouco por todo o lado, afrouxada a vigilância, por razões que não vem agora ao caso, surgem tentativas de jogar o futebol por aqueles que não tem dinheiro. No Porto, surge um candidato à AF (Edson de Magalhães), que promete criar o Campeonato de Amadores. E fê-lo. Em 1964/65 inicia-se uma fantástica manifestação desportiva que perdura até hoje, embora sem o brilho de então.

Vamos aqui relembrar quem foram os figurantes.


(clicar nas imagens, para ler)









Sem comentários: