Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




domingo, 11 de julho de 2010

Vila Viçosa - passos no futebol



Calipolenses

É em 1925 que o futebol surge, vigoroso, em Vila Viçosa.Aparecia pela mão do D. Nuno Foot Ball Club, colectividade dinâmica, que entre bailes e jogos de salão na sua sede, também fazia do futebol passatempo. Viajando no tempo pela terra, ciceroniados por um dos seus jornais, o Notícias do Alentejo, ficamos com uma ideia precisa do associativismo de então.

É assim que nos apercebemos que o gentílico que os caracteriza, Calipolenses, era usado com muita frequência, o que significará também orgulho.

Vemos assim que em 1931 está em formação uma jazz-band, que escolheu ser chamada de Jazz Artístico Calipolense. Logo se formará outro agrupamento cultural, que também terá por nome Tuna Artística Calipolense. Mais antigas, encontramos a musical Sociedade Filarmónica Calipolense, e a decana Sociedade Artística Calipolense, surgida em 1863 (!). Até o Ténis-Club, agremiação elitista local, segue a tradição (mais tarde rectificada), e passa a ser Ginásio Clube Calipolense.

Como em todo o lado, também aqui o futebol tem expressão significativa, sempre popular e desprovido de meios. O clube local, o D. Nuno, faz muitos jogos, embora todos particulares. Angariando receitas com os seus bailes, é a partir destas que o seu recinto de jogo, o designado campo da Restauração, sofre profundas obras, e se torna vedado. A direcção do clube decide chamar-lhe campo Joaquim Gomes Branco, e na sua expectativa está a participação no futebol distrital. Será em 1940/41 que tal se verifica, experiência que seria repetida no ano seguinte. Exauridas as finanças, acaba aqui o futebol, que fechará portas em 1948, quando um diferendo com a associação distrital o precipita.

A Associação multa o clube, já então designado por Grupo Desportivo de Vila Viçosa, em 695$40, que decide não pagar, talvez por se achar injustiçado.O que é facto é que o futebol desapareceu da vila. Muitos anos depois, a Associação de futebol considera aquela multa incobrável, e dita-o para a acta, corria o ano de 1956. Talvez por isso, o retorno ao futebol fosse quase imediato.

Regressa pela mão de uma antiga colectividade criada em 1936, chamada Recreio Artístico Calipolense. Logo no primeiro ano de fundação da secção desportiva, ascende ao futebol nacional, onde se manteve por largos anos. Mas em 1971/72 a prestação desportiva foi-lhe fatal. Último lugar, com apenas 2 vitórias, levou a que o Recreio acabasse ali para o futebol nacional. Mas volta aos distritais cheia de vigor, e ganha novamente o regresso ao futebol nacional. Mas aí, corria o ano de 1973, já era chamado de O Calipolense, Clube Desportivo.

Daí até hoje, mantém a chama futebolística de Vila Viçosa.

Sem comentários: