Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Algarve- uma "foto" dos anos 40.

Como em muitos outros lados, também aqui havia bastante entusiasmo pelo futebol. E também não haveria muito dinheiro disponível nesses populares clubes, que se compraziam em jogar futebol entre si. Foi assim que em 1941 o Montenegro institui uma Taça Montenegro, para ser jogada por alguns clubes populares de Faro.

Ganha-a o FC de S. Luíz, que teve por adversários o Portense FC, Montenegro, e o Estrela Farense Futebol Clube. Este clube, em 1944, decide tornar-se filial do Estoril Praia. Muda o nome para Grupo Desportivo Estoril e Faro, e filia-se na AF, disputando o distrital da 2ª divisão (Sotavento) em 1944/45.

O Glória Futebol Clube decide alterar o equipamento, e a AF publica um comunicado a dar conta da autorização, e da alteração.

As camisolas deixam de ser pretas e brancas em listas verticais, e passam a ser pretas, com uma franja branca na diagonal. O calção mantem-se preto.

O campeonato distrital da 2ª divisão, 1941/42, disputado por sete clubes, tem início em 19 de Outubro.

Na época 1945/46 o Louletano, que descera á segunda divisão, é repescado, pois o Glória Futebol Clube fecha as portas por “ordem superior”. Acaba aí o clube.

A época de 46/47 recebe um novo clube. Experiência oficial, que visava criar um clube que representasse “melhor” o Algarve, dura apenas 2 anos. Estas ditas autoridades, ainda hoje não compreendem o associativismo do futebol, e depois tem destes arreganhos…

(O Algarve 2 ABR 1944, pg 2, entre outras datas)

Sem comentários: