Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Trás-Os-Montes nos anos 40.

Nesta época não havia ainda ressurgido a AF de Bragança e os 2 clubes activos no distrito, o Bragança e o Mirandela, jogavam, por vezes, o distrital de Vila Real.
Nesta época, aqui em Vila Real,  foram 6 os participantes, não sendo nenhum deles o Mirandela. Mas no nacional da II Liga lá está este clube. Como aconteceu?

Pois bem. Após o distrital de Vila Real disputou-se uma prova de apuramento para o Nacional, a que o Mirandela concorreu, e ganhou lugar no nacional.

Diz assim o jornal “Notícias do Douro” de 13 de Abril de 1947, num artigo intitulado

“Porque esperam os clubes da Régua, Chaves e Mirandela?

… No entanto progrediu-se. De dois clubes inscritos, passaram a existir seis. Bom, óptimo sintoma.
Este ano – como dissemos – a coisa ajeitou-se para melhor, com um senão: o malfadado caso do Sport Clube da Régua. Depois do Regional, houve o apuramento da série da II Divisão, com o retorno do Mirandela que não estivera presente no Regional – note-se – e a achega do Celoricense e Lamego, que vieram permitir um arejamento mais amplo…”

Sem comentários: