Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Futebol na Guarda - I

               Foi neste distrito que se criou a última associação do futebol federado, mas isso não quer dizer que não houvesse por aqui muitas equipas, e de muita actividade.

               Gouveia foi um centro precoce, mas na capital do distrito logo no início dos anos 30 se detectam competições organizadas.

               Em 19 de Janeiro o jornal Distrito da Guarda, dá conta de um jogo de beneficência a favor dos bombeiros, e também para ajudar à construção do monumento a Augusto Gil. Jogariam o Académico (clube do liceu), e o Onze dos Operários, designação popular da Associação 1º de Maio.
               Dizia ainda o jornal que constava que a Comissão Executiva da Guarda (a câmara), iria tratar, brevemente, da construção de um campo de futebol vedado. Efectivamente o campo então existente, designado por campo da Boa Vista, não dispunha das mínimas condições.
               Posteriormente o jornal noticia (20 de Janeiro), a visita do Sporting da Covilhã, para jogar com o clube mais organizado da cidade: o Onze Atlético Egitaniense. Noticia o jornal posteriormente um jogo entre o Académico e os Empregados do Comércio.

               O mesmo jornal diz em Fevereiro, a 23, que se faz na cidade uma angariação de fundos para aquisição de uma taça, para ser disputada num campeonato local, e comenta o jornal a conveniência na criação duma Associação de Futebol. Mais tarde, conseguida a verba, e comprada a taça, o jornal anuncia a sua exposição ao público nas montras da casa Conde & Gião.
               Então em 23 de Março o Académico ganha 2-1 ao Operário, e na 5ª feira seguinte, 27 do mesmo mês, os Caixeiros perdem 2 a 0 com o Académico. A competição sofre interrupção, e do que sucede a seguir o jornal não diz.

Sem comentários: