Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Peniche e o seu futebol

            Esta laboriosa terra também se deixou cativar pelo futebol. Tanto assim que pelos primeiros anos de 20 do século passado, a sua juventude fez nascer o Peniche Foot Ball Club, logo seguido do Relâmpago Foot Ball Club, depressa “copiado” no Faísca Foot Ball Club. Tantos clubes num meio tão pequeno, para além de não permitir grandes veleidades quando jogando com forasteiros, também instituiu rivalidades pouco recomendáveis. É assim que a ideia de criar um clube forte, que bem representasse a então vila começou a germinar, e 1944 trás o Grupo Desportivo de Peniche, ufano nas suas cores vermelho e preto, as da urbe, e tendo por símbolo um barco, representativo das suas gentes.

Sem comentários: