Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Leiria - a primeira prova. 1929

Taça Estímulo

Foi este o primeiro torneio oficial disputado sob a égide da novel associação distrital de futebol, a que apenas dos 2 filiados não concorrem. Foram eles o Sport Operário Marinhense e o Sporting Clube da Nazaré.

Os jogos que abrem a prova foram:

Domingo 16 de Junho de 1929, pelas 16 horas na Marinha Grande, o Atlético Clube Marinhense recebe a Associação Académica de Leiria.

Pelas 17 horas, e agora na Nazaré, o Grupo Desportivo Os Nazarenos joga com o Caldas Sport Clube, sendo que o árbitro é do Bombarralense.

Segue-se o Sport Clube Escolar Bombarralense, que na 2ª feira, pelas 17 horas, defronta o Sporting Clube das Caldas. O árbitro é Francisco Relvas, do Ginásio Liz.

Finalmente na 4ª feira 19, e também pelas 19 horas, também o Leiria Gimnásio Clube defrontou o Gimnásio Sportivo Liz.

Eliminatórias feitas, a final perfila-se para 30 de Junho, quando o Bombarralense defronta, e vence por 4 a 3, o Marinhense. O jogo tem lugar no campo do Passeio, recinto de jogo que ficava na parte baixa da cidade, junto ao rio Liz.  Mas o Marinhense protesta o jogo, pois diz que a segunda parte teve menos 2 minutos de jogo. O protesto é apreciado pela Associação, que se decide pela anulação do jogo. Este terá de ser repetido, mas a época está a acabar.
Entretanto o jornal deixa de se publicar, pelo que esta decisão fica no desconhecimento.

PS - não havia transmissões televisivas, mas os jogos distribuíam-se por vários dias. Afinal, a "apreciação" de agora, que verbera tal prática, carece de seriedade...

Sem comentários: