Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 10 de maio de 2011

Bragança - o reactivar do futebol

O futebol em Bragança não foi de fácil implantação.
Desde logo porque as “forças vivas” o olharam de lado. Ajuntamentos de povo, eram sempre encarados com desconfiança, e além disso a juventude “perdia-se” por caminhos do Diabo.
A dispersão do território, e as fracas vias de comunicação (ainda hoje não tem qualquer auto-estrada), também foram razões da pouca implantação do futebol.
Mesmo assim, ainda se registam cerca de oitenta colectividades que andam (ou andaram), pelo futebol.

A informação a que hoje se chega, acerca dos primórdios do futebol por estas bandas é escassa, ou quase, pese o elevado número de jornais que por aqui se publicavam, já desde o século XIX.

Mas houve uma franja da comunidade, com importância social, que deu um grande contributo para o futebol: os militares. Ou alguns militares, de que é justo salientar o então tenente António Faria.
Foi por iniciativa e pressão deles, que o primeiro campo se constrói.
O Jornal de Notícias, em Abril de 1937, faz o relato do início da terraplanagem do campo de jogos, iniciativa da Comissão de Honra da fundação do Grémio Desportivo de Bragança, com destaque para as autoridades civis e militares presentes no início dos trabalhos, nos terrenos “por cima das Beatas, junto à estrada de Vinhais”.
Só nos anos sessenta a cidade teria um incompleto estádio, construído lentamente, e que até começou por ter prioritariamente vedação do recinto do jogo, em detrimento do exterior!
Entretanto no final dos anos 30, a Câmara procedeu à improvisação de um recinto no campo do Toural, que por largos anos serviu ao futebol da cidade. Está visto que o da estrada de Vinhais não teve vida larga…

Mas os anos 50 foram os do derradeiro esforço de criar estruturas ao futebol brigantino. Os seus clubes mais representativos (Mirandela, Macedo e Bragança), não se sentiam confortáveis, financeira e desportivamente, nos campeonatos de Vila Real. Surgia assim a AF de Bragança.
Aqui ficam os seus 3 primeiros campeonatos, naquilo que foi possível apurar.






Sem comentários: