Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 14 de junho de 2011

Futebol sem fronteiras

Correio Desportivo

Em Barcelos


Gil Vicente 4
Rio Ave F Club 0

Barcelos 28 – Para início da época 1942/43, deslocou-se ontem a esta cidade, o agrupamento do Rio Ave F Club, de Vila do Conde que, por dificuldades de transporte, fez a sua deslocação em bicicleta.
Como o grupo barcelense está a ser orientado por Miguel Siska, havia interesse em ver em acção o Gil Vicente e por isso, o campo da Granja registou uma regular assistência – que mais seria se não fosse o péssimo tempo que fez no domingo.
O grupo vilacondense, apesar de trazer fama, desiludiu. Os seus componentes demonstram pouca intuição, e excepto um ou outro, que é pouco para um campeão promocionário da AF do Porto….


Assim escrevia o Correio do Minho de 30 de Setembro de 1942.


Sem comentários: