Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 18 de outubro de 2011

Beja em 1932 - uma visão

Campeonato de Portugal


Esta competição de âmbito nacional, criada pela União de Futebol (a antecessora da actual Federação Portuguesa de Futebol) em 1921, teve uma peculiar forma de disputa.
Essencialmente votada aos clubes de Lisboa e Porto, com base nos respectivos torneios locais, era concedido a outros clubes de distritos diversos, o “privilégio” de participar, entrando em pré eliminatórias provinciais. O Alentejo é um exemplo, pois o seu representante saía de eliminatórias entre os representantes de Évora, Portalegre e Beja.
Mas também distritalmente o apuramento fazia-se em torneio autónomo, entre equipas que se inscrevessem. A condição é que apresentassem campo vedado. Usualmente este torneio desenrolava-se em muito pouco tempo, e originava a paragem dos campeonatos locais.

Um exemplo do ocorrido em Beja, no mês de Fevereiro de 1932, em que dois domingos, com um jogo a meio da semana (5ª feira), permitiram definir o representante distrital ao Campeonato de Portugal.

1ª eliminatória – 5 de Fevereiro
Sport Lisboa e Beja – Esperança Futebol Clube, 1-6
Luso Sporting Clube – União Sporting Clube, 3-1

2ª eliminatória
Esperança Futebol Clube – Despertar Sporting Clube, (resultado desconhecido)

Final
Luso Sporting Clube – vencedor do Esperança – Despertar (resultado desconhecido)

O Luso foi o vencedor, e esteve presente no campeonato.


Campeonato de Portugal

1ª eliminatória
          
            Luso Sporting Clube 0 Boavista Futebol Clube 3


Sem comentários: