Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Sporting Club Elvense

A origem deste clube remonta a tempos antigos, ao inícios dos anos 20, altura em que o futebol em Elvas era jogado nas eiras e no Rocio da Feira, por uma associação de nome Glória, cujos jogadores tinham de carregar os postes laterais das balizas para poderem jogar. A trave essa era um simples fio que unia esses dois postes no topo. Nessa associação surgiu a ideia de criar um grupo desportivo e filiá-lo a um qualquer clube de Lisboa.
Como a grande maioria dos seus associados eram adeptos ferrenhos do Sporting, logo se pensou em formar em Elvas mais uma filial do clube leonino. O grande impulsionador dessa ideia foi o saudoso Sr. Joaquim Bandorgas que, juntamente com outros 6 associados, efectuaram todos os esforços para concretizar essa ideia. E os seus esforços não foram em vão pois no dia 04/11/1924, chegou ao clube a confirmação enviada pela secretaria do Sporting Clube de Portugal, segundo a qual passava a existir em Elvas a 16ª filial do clube de Alvalade. Estava pois fundado o Sporting Club Elvense.
Como registo histórico fica a constituição da 1ª direcção deste clube: Joaquim Bandorgas, Abílio de Oliveira, Tomaz Vega e António da Glória Mendes.
Quanto à sua equipa de futebol, fica aqui igualmente o registo dos primeiros membros a equiparem de verde e branco: Domingos; Joaquim Massano e Feijó, Direitinho, Abílio e João Fernando; João Adelino, Boavista, Lebre, Veríssimo e Luiz.

O 1º jogo disputado foi contra o Extremenho e saldou-se numa derrota por números mínimos: 2-1.

Sem comentários: