Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 13 de março de 2012

Viseu e um dos primeiros clubes

    Sport Ribeira Viriato


O Sport Ribeira Viriato, o mais antigo dos clubes desportivos de Viseu, faz no próximo dia 24, domingo, 4 anos de fundação.
As honras com que tem sido distinguido atestam o seu valor e prestígio dos que presidem aos seus destinos é garantia de que a sua conduta se manterá encarecendo esse valor.
       As nossas felicitações.

(“O Desporto” de Viseu, em 17 Maio 1928)

2 comentários:

Unknown disse...

Olá

Neste post tem escrito:

faz no próximo dia 24, domingo, 4 anos de fundação.

E mais abaixo a fonte é:

(“O Desporto” de Viseu, em 17 Maio 1928)

Ora em: http://fotosviseu.blogspot.com/2009/04/sport-ribeira-e-viriato-1916.html Diz que o clube foi fundado em 1911.

Pode-me esclarece. se souber?

Obrigado e continue assim com este excelente trabalho

victor sousa disse...

Não são muito rigorosas as fontes das notícias, quando se fala de datas.
No caso concreto o jornal que cito é peremptório. Provavelmente junta a data (dia-mês) ao ano de fundação da Associação, e parte para a notícia.Antes as colectividades não eram, "oficialmente" existentes, terá deduzido.

Mas aprofundando o caso, e servindo-me do mesmo livro de onde foi tirada a foto, pretensamente de 1916, existe ali um artigo extenso, escrito por alguém (José Alves Madeira) que viveu esses tempos, e que diz a certa altura:
"por volta de1922/23 conhecemos a sede do Viriato..."

Ora fica assim esclarecido que 1924 nunca podia ser o ano de fundação do clube, como cita o jornal "O Desporto". Mas também não se pode inferir que o ano de nascença daquele, tenha sido 1916.
Eu conheço um artigo sobre a origem do futebol em Viseu, escrito por João de Figueiredo Cabral, que foi presidente do Viriato, e que a certa altura diz:
quando em 1911 cheguei a Viseu..."
Fica assim que entre 1911 e 1922 nasceu o Sport Ribeira e Viriato.
Estou certo que numa mais profunda consulta aos muitos jornais da época, se há-de achar o ano certo.