Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 10 de abril de 2012

Figueira da Foz - o nome do estádio

Um campo na Figueira da Foz


O estádio municipal da Figueira é designado por José Bento Pessoa. Mas quem se pretende homenagear?
Pelas aparências, pouca gente saberá que a pessoa em causa foi um dos sócios fundadores do Ginásio Clube Figueirense. Só por isso, já seria digno de apreço, mas aquele senhor era um desportista emérito, e em 1897, no mês de Maio e no velódromo de Chamartin em Madrid, bateu o record mundial de velocidade (500 metros), ao fazer 33,2seg, superando o anterior valor de 34,6 do francês Jacquelin. Mas a carreira deste desportista fez-se um pouco por todo o mundo, vencendo provas e batendo record’s.
Foi um excelente embaixador desportivo de Portugal e da cidade onde nasceu, que sempre o acolheu com orgulho. Parece que este chega até hoje, ao perpetuar a sua memória no recinto desportivo de maior envergadura da cidade.
Que os contemporâneos saibam quem foi José Bento Pessoa.

1 comentário:

Unknown disse...

O nosso "José Hermano da Camera do Futebol Português" sempre em cima do acontecimento.

Parabéns! O futebol Português precisa destas iniciativas