Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Viana do Castelo - 30 anos sem futebol distrital


suspensão da AF  de 1943/44 a 1970/71)




Imediatamente antes da suspensão da associação de futebol (42/43), o campeonato de Viana teve 2 novas equipas.

O Regresso da União Darquense, e a estreia do Vasco da Gama de Ponte do Lima.
A estes juntaram-se o Limarense e o Vianense, que já vinham de épocas anteriores.
Mas a época posterior, que seria a coincidente com a reorganização administrativa do futebol, através do decreto 32946, de Agosto de 1943, veio colocar em sérias dificuldades o futebol distrital, que haveria de o levar a quase 30 anos de paragem.

No ofício que a FPF envia à AF, dizia-se que tal resultava do Regulamento Geral que por sua vez resultava do decreto que reformulava toda a orgânica desportiva nacional.
O que efectivamente dizia o Regulamento Geral e que produziu este desfecho, usualmente muito pouco conhecido, era o facto de ter de existir pelo menos 3 filiados, para assegurar a existência de associação distrital. Viana só tinha o Vianense, pelo que a AFVC tenha proposto que o Vianense disputasse o campeonato de Braga. As entidades visadas aceitaram, mas os clube de Braga não.
Invocavam o alargar do período de competição.
Por isso que o Vianense tenha estado no futebol nacional de 1943/44 sem jogar distritalmente!

Só em 44/45 é integrado no distrital de Braga, mas agora tem a companhia do Limarense. Logo depois, até o Valdevez faz aqui a sua estreia, juntando-se ainda o Monção. O Valenciano só aqui chegaria em 1967!

E fica assim retratado o primeiro ciclo do futebol em Viana do Castelo.
1972/73 seria o reinício de outro período, que até hoje não conheceu interrupções. Que assim se mantenha.



DL 32946 de 3 Agosto 1943
Jornal Os Sports de 3 Setembro 1943




Sem comentários: